Retas perpendiculares são aquelas que se interceptam formando um ângulo reto entre elas, ou seja um ângulo de 90°. Utilizamos o símbolo ⊥ para descrever perpendicularidade entre duas retas.
Neste artigo, veremos como construir perpendiculares utilizando régua e compasso. As perpendiculares podem passar por um ponto pertencente a uma reta dada, por um ponto fora da reta, por uma das extremidades de um segmento de reta, ou ainda pelo seu ponto médio. Neste caso, a perpendicular recebe o nome de mediatriz.

1) Traçando uma reta perpendicular por um ponto qualquer pertencente a uma reta dada
Seja uma reta r e um ponto P, pertencente a r. Com a ponta seca do compasso em P, descreva um arco de raio qualquer, interceptando a reta r nos pontos A e B. Em seguida, descreva dois arcos centrado em A e B com raio maior que a ¯AB, marcando como C a intersecção desses arcos. A reta que passa pelos pontos P e C é a perpendicular desejada.

Quando centramos em P e descrevemos o arco ⌢AB, definimos uma distância (raio) entre a ponta seca do compasso (origem) e o arco, que é um segmento da circunferência, de modo que ¯AP e ¯BP são iguais. Quando centramos primeiro em A e depois em B, descrevendo dois arcos de mesmo raio, determinamos o ponto C, onde ¯AC e ¯BC são iguais entre si, de modo que os pontos P e C definem a perpendicular.
2) Traçando uma reta perpendicular por um ponto qualquer não pertencente a uma reta dada
Seja uma reta r e um ponto P não pertencente à r. Com a ponta seca do compasso em P, descreva um arco com raio maior do que a distância de P a r, de modo que intercepte a reta r nos pontos A e B. Descreva dois arcos centrado em A e em B, com raio maior que a metade de ¯AB. Marque como C a intersecção desses arcos. A reta que passa pelos pontos P e C é a perpendicular desejada.

A distância ¯AP e ¯BP são iguais, pois ⌢AB é um arco centrado em P. Da mesma forma, ¯AC e ¯BC são iguais entre si, de modo que a reta definida pelos pontos P e C é a perpendicular.
3) Traçando uma reta perpendicular que passa pela extremidade de um segmento de reta
Para esta construção, iremos ver apenas dois métodos, embora tenha outros que levam à perpendicular.
Método 1: Seja um segmento de reta ¯AB. Com a ponta seca do compasso na extremidade em que se deseja traçar a perpendicular (neste exemplo, tomamos a extremidade B), descreva um arco interceptando o segmento de reta no ponto C. Com o mesmo raio ¯BC, centrado em C, descreva um segundo arco interceptando o primeiro no ponto D; e com mesmo raio, centrado em D, descreva um terceiro arco interceptando o primeiro em E. Ainda com mesmo raio ¯BC, centrado em D e em E, descreva dois arcos interceptando-se em F. A reta que passa pelos pontos B e F é a perpendicular desejada.

Nesta construção, o mesmo raio foi mantido para descrever todos os arcos. Assim as distâncias ¯BD e ¯BE são iguais. E também são iguais as distâncias ¯DF e ¯EF, de modo que os pontos B e F definem a perpendicular.
Método 2: Seja um segmento de reta ¯AB. Supondo que queiramos traçar uma perpendicular pela extremidade B do segmento. Definimos um ponto O arbitrário próximo a B. Centrado em O e raio ¯OB, descrevemos uma circunferência e marcamos como C o ponto onde a circunferência intercepta o segmento ¯AB. Traçamos uma reta que passa por O e C, definindo o diâmetro da circunferência ¯CD. A reta que passa pelos pontos D e B é a perpendicular desejada.

Os pontos B, C e D definem um triângulo inscrito na circunferência e pelo teorema do diâmetro, todo triângulo inscrito a uma circunferência que possui um dos lados sendo o diâmetro da circunferência, o ângulo oposto é reto, de modo que a reta que passa pelos pontos B e D definem a perpendicular.
4) Traçando uma reta perpendicular pelo ponto médio de um segmento de reta
Seja um segmento de reta ¯AB. Centrado em A e em B, descreva dois arcos com raios iguais e maior que a metade de ¯AB. As intersecções entre esses arcos geram os pontos C e D. A reta que passa pelos pontos C e D é a perpendicular desejada e também é conhecida como mediatriz.

A intersecção da mediatriz com o segmento de reta ¯AB gera o ponto M, que é o ponto médio do segmento.
As distâncias entre as extremidades do segmento aos pontos C e D além de se perpendicular ao segmento, divide-o em duas partes iguais pelo ponto M.
Link do artigo:
- https://www.obaricentrodamente.com/2018/02/construcao-geometrica-de-perpendiculares.html
- http://bit.ly/CG_Perpendiculares
Veja mais:
- Construção geométrica de tangentes
- Construção geométrica de uma parábola pelo método das mediatrizes
- Construção geométrica de uma circunferência a partir de 3 pontos dados
Olá Kleber!
ResponderExcluirGostei demais dessa postagem. Você utilizou algum programa para os desenhos geométricos ou foi apenas edição de imagens?
Abraço!
Olá Edigley! Bom vê-lo por aqui.
ExcluirNa verdade utilizei o Corel. Tenho instalado o aplicativo CaR, Régua e Compasso, mas não dá muita resolução. Instalei o Geogebra mas ainda preciso aprender a usá-lo. Então fiz no que era mais rápido.
Gosto muito de construções geométricas e de vez em quando publico alguma coisa sobre o assunto.
Abraços!
Vou pesquisá-lo para Linux. Valeu!
ResponderExcluir